terça-feira, 3 de julho de 2012

Pastelão da MeriZélia

Numa visita a uma prima que eu não via há tempos, ela fez no almoço essa receita FENOMENAL. Sabe quando o alimento se desmancha na boca? Então... é este pastelão. Depois, a outra prima, irmã da que eu visitava, afirmou que a receita era dela. Por isso o nome desta receita tem dois donos. Vocês vão adorar, tenho certeza!


Ingredientes
1 pote de nata
2 xícaras de farinha de trigo (mas deixe o pacote ao seu lado, pois poderá precisar de mais)
1/2 pote de requeijão
1 gema
Molho de sua preferência (pode ser até um strogonoff, que fica uma maravilha!)
Margarina para untar

Modo de fazer

Numa superfície lisa, no meu caso foi a mesa forrada com um plástico, coloque um pouco da nata e vai colocando a farinha e misturando, até formar uma massa (praticamente brincar de massinha de modelar). Vai acrescentando a nata e mais farinha, assim, sucessivamente, até acabar a nata do pote. A massa deve ficar bem fofa. Coloque-a na geladeira.
Faça o molho de sua preferência. Nesta foto aí acima eu utilizei um molho de carne moída com couve, mas pode ser de frango, de filé, de legumes. 
Quando o molho estiver pronto, retire a massa da geladeira. Divida em duas e espiche as duas partes com o rolo de massa. Unte uma forma ou um refratário médio e forre-o com a metade da massa espichada. Coloque o molho e, com uma colher de cafezinho, coloque por cima do molho montinhos de requeijão. Com a outra metade da massa que já está espichada, tape o pastelão e pincele com a gema. Leve ao forno alto por 30 minutos. Como forno varia muito, dê uma conferida se aos 30 minutos a massa estará assada.

Dica
Não tenho nenhuma dica específica sobre a receita porque creio que está bem explicadinho aí em cima. Deixo aqui a receita do molho que eu fiz para o pastelão da foto, caso queiras fazer:
250g de carne moída
1 espiga de milho
2 folhas de couve picadas
1 dente de alho
1/2 cebola picada
1 colher (sopa) azeite de oliva
1/2 tomate picado
1/2 colher (sopa) de sal

Coloca o óleo, o alho, a cebola e o tomate na panela, deixando-os murcharem. Acrescenta a carne moída, a couve e o sal. Mistura e coloca água até que cubra bem os ingredientes. Acrescente as espigas de milho e deixe por uns 20 minutos. Acrescente mais água, durante o cozimento, pois vai secando. Depois de cozido, retire as espigas, para cortar o milho. Depois de cortado, devolva à panela e misture bem com o resto do molho.
Eu acho que fica mais gostoso se usar milho de espiga, ao invés dos enlatados. Acredito também que seja mais saudável.

3 comentários:

  1. Eu comi deste pastelão e é realmente maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Me parece um pastelão delicioso. Onde você comprou o pote de nata?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No supermercado mesmo. Costuma ficar próximo das manteigas e margarinas.

      Excluir

Comentário a gosto.