sexta-feira, 8 de junho de 2012

O segredo do arroz

Acho que eu tinha mais ou menos uns sete anos quando comecei a aprender a cozinhar arroz. O tipo "grude" era o resultado mais recorrente. Isso até eu descobrir o segredo! E é com esta revelação que eu inauguro oficialmente o Temperos & Desesperos.


Ingredientes:
1 xícara de arroz (neste caso pode ser xícara, caneca ou copo)
1 colher (sobremesa) de óleo
1 colher (chá) de sal (ah, porque aqui não tem essa de "tempero a gosto". É tudo com medidas!)
1 colher (sobremesa) cebola picada (item opcional, mas dá um gostinho)
2 xícaras (a mesma usada para medir o arroz) de água

Modo de fazer:
Coloque a panela no fogo alto com o óleo e a cebola. Quando começar a fritar ou seja, a fazer barulho, coloque o arroz. Mexa para misturar os ingredientes e coloque o sal, mexendo mais uma vez. Coloque então as duas xícaras de água (este é o segredo). Tampe a panela e, quando começar a borbulhar, baixe o fogo. Deixe a panela entreaberta, senão vai ficar escorrendo a água. Não mexa mais no arroz. 

Após uns 8 minutos olha se a água ainda está aparecendo, caso não, enfie a colher até encostar no fundo da panela, fazendo uma fenda. Observe se ainda há água borbulhando nesta "fenda". Caso não, seu arroz está pronto e soltinho.

Rendimento: Duas porções. Mas porções que enchem a barriga, equivalente a umas 4 colheres (sopa) de arroz cada uma.

O segredo: O segredo é sempre usar a mesma medida do arroz para a água, sendo que esta é o dobro. Se você for fazer duas xícaras de arroz, são quatro de água; se for fazer 10 xícaras de arroz é sinal que tem festa, são 20 xícaras de água.

Dica: Se você vai fazer arroz com guizado, com frango, com couve ou com o que quiser, esse item deve ser adicionado na hora que você baixa o fogo. Em caso de carnes, já deve estar cozida. Em caso de verduras ou legumes, põe cru.



7 comentários:

  1. E sobre o arroz? Tu lavas ou não ele? Dizem ser errado, mas eu lavo. Lavo até tirar todo o amido que sai na água. Acho que o arroz fica com gosto diferente lavado. :)

    ResponderExcluir
  2. Cris,

    Eu já fiz lavado e sem lavar. A única diferença que senti é que lavado, o grão incha, então parece que tem mais arroz na panela hehehehee... Mas também já ouvi dizer que é errado em função das vitaminas que se vão com a água. :) Beijos e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Eu não lavo e nunca lavei! Minha mãe, passa no escorredor de arroz (sim, isso existe) até hoje.

    A tua receita é como eu faço...mas depois de verificar que está pronto, eu o deixo tampado por uns 3 minutos...parece que ele se solta mais, hehehehehhe.

    :)

    ResponderExcluir
  4. Ai, que tudo!
    Achei o blog que eu precisava.
    kkkk
    Tá lindo e, super prático!

    ResponderExcluir
  5. eu faço assim e ainda acrescento cenoura ralada, fica uma delicia.

    ResponderExcluir
  6. Eu faço exatamente assim mas deixo secar bem, acrescento água bem no meioum "dedo de um copo, apago o fogo e deixo a panela tampada por uns cinco minutos e solto com um garfo. E olhe que faço arroz por, pelo menos, uns sessenta anos. É tô velhinha mas sempre aprendo uns truques aqui e ali. beijos
    Débora

    ResponderExcluir
  7. Perfeito. Primeira vez que fiz arroz, segui isso e saiu certinho. Valeu!

    ResponderExcluir

Comentário a gosto.