terça-feira, 19 de junho de 2012

Tipos de carne, como lidar?

O drama das cozinheiras que precisam comprar carne. Eu vivo este! Não sei o que é patinho, o que é alcatra (só sei que é boa), maminha. E também não sei a serventia de cada carne, isto é, o que serve para assar no forno, o que só serve para churrasco, o que fica melhor em molhos e qual melhor tipo para carne de panela. 
Compro sempre no mesmo lugar e sinto que o açougueiro, ao me ver, pensa: "Ih, dai-me paciência!". (Hahaha... brincadeirinha, ele me atende super bem.). Então, no último final de semana comprei uma carne de cordeiro (carne de ovelha, como chamamos aqui na fronteira com o Uruguai), o pescoço. Não precisa fazer cara de nojinho se assustar, que não tem nada a ver com o pescoço de frango. Fiz no estilo carne de panela e ficou delícia!

O pescoço só tem aquele ossinho ali no meio e é bem delicioso
Ingredientes
8 pedaços de pescoço de cordeiro já cortados no açougue
3 rodelas grossas de cebola bem picadas
1 dente e alho bem picado
1 centímetro de pimenta dedo-de-moça (lembra desse desespero? Uma leitora me ensinou o nome! )
4 colheres (sopa) óleo
1/2 colher (sopa) sal - bem farta
300 ml de água

Modo de fazer
Coloque 2 colheres de óleo na panela de pressão, a cebola, o alho e a pimenta e leve ao fogo alto. Coloque os pedaços de carne, salpique o sal por cima e coloque a água. Feche a panela de pressão e deixe no fogo por 30 minutos. Caso você escute o barulho de fritura antes, desligue a panela, caso contrário, espere o final do tempo estipulado. 
Ao abrir a panela, se ainda houver água, coloque-a num potinho.
Coloque as 2 colheres restantes de óleo e leve ao fogo novamente, sem a pressão. Fique virando a carne até que ela fique bem frita. 

Dica
A água que você colocou no potinho, pode usar como parte da água que vai no arroz, por exemplo. Mas aí não coloque óleo, pois a água da carne já está com gordura. 
O dia que eu fiz esta iguaria, a nossa refeição foi bem simples, mas creio que do ponto de vista nutricional, completa: arroz, feijão, salada e carne.
A salada era composta por couve crua bem lavada e picada, tomate em rodelas, abóbora para salada, temperados com vinagre e azeite de oliva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário a gosto.