quinta-feira, 21 de junho de 2012

Bolinho de chocolate estilo petit gateau

Uma receita fácil, rápida e bem gostosa. Pode ser servida como o petit gateau ou com café mesmo, de qualquer forma, é demais!

Ingredientes
1/2 xícara (chá) de margarina
2 ovos
1/2 xícara (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de achocolatado em pó
50g de chocolate meio amargo
margarina para untar as forminhas

Modo de fazer
Derreta a margarina e deixe esfriar. Junte os ovos e bata com um fouet (batedor manual). Adicione o açúcar, a farinha, o achocolatado e mexa. Despeja em formas de petit gateau ou de cupcake untadas. Quando estiver na metade da forma, coloque um cubo de chocolate e complete com a massa, deixando uma borda de 1 cm  (se não deixar, derrama).
Leve ao forno médio pré-aquecido por 15 minutos. Antes de desligar, confirme se está mesmo assada, balançando a forminha (pois se colocar o palito, como de costume, sempre sairá molhado, afinal, tem um chocolate derretido dentro). Se o conteúdo estiver firme, desligue o forno. Aguarde dois minutos e desenforme. 

Rendimento
4 porções

Dicas
Eu sempre tinha uma super preguiça de sujar uma panela somente para derreter a margarina. Até que eu resolvi colocar no microondas. Ééééé, acredite, eu jamais havia pensado nisso! 30 segundos e tá tudo derretido. E se ela for um dos primeiros ingredientes, como neste caso, já coloca no micro na tigela que vai fazer o bolo, aí não fica sujando outros potes.
Eu não tenho as forminhas de cups ou petit gateau, então fiz nas de papel, utilizadas para quindim. Funcionou bem, mas tem que colocar duas forminhas, senão fica mole com a massa.
Eu coloquei o chocolate no fundo e ficou grudando na forma, por isso o aconselhável é colocar mais em cima. 
Apesar de a ideia inicial é ser um petit gateau, eu não comi com sorvete (até porque está bem frio aqui) e tomei com café quentinho. Uma delícia!

Aí o que eu falei, o chocolate derretido ficou grudando no fundo da forminha o que deixou o bolo esteticamente feio, mas o sabor... Hummm...

2 comentários:

Comentário a gosto.