quinta-feira, 28 de junho de 2012

Vai uma cerveja aí?

Mesmo aqui no RS, onde o frio intenso predomina nesta época do ano, estamos vivendo dias calorosos. E calor combina com... mar cerveja! Apesar de gostar muito desta bebida dos deuses, nunca a conheci exatamente. Não sei diferenciar uma pilsen de uma lager, por exemplo e suas combinações.Foi então que o Brejas me deu uma ajuda muito esclarecedora.
As cervejas são divididas em três grandes categorias: lagers, ales e lambics. Estas, se subdividem em sub-categorias. Hoje vamos apresentar as Pale Lagers. Nos próximos dias apresentamos as demais. 

Lagers
São as mais comuns, com graduação alcoólica média de 4 a 5%. 
Uma de suas sub-categorias é a Pale Lager, que tem outras sub-categorias. As mais comuns, apresento abaixo:


Pilsner - lúpulo acentuado no aroma e sabor. Apesar da maioria das cervejas brasileiras se intitularem "pilsen", não é esta a categoria delas. As marcas tradicionais deste estilo são Bitburger, Carlsberg, Konig Pilsener e Spaten Pils. Combinam com peixes, camarão, caviar, empanadas, escargot (vai que... né?), lagosta, pizza, saladas verdes, salame, salmão e sopa.
 

American Lager - as melhores para se beber bem gelada. Skol, Brahma, Antártica, Devassa e Budweiser, por exemplo, fazem parte deste grupo.Acompanham bem peixes, frangos, saladas, petiscos, molhos, salame, salmão e guacamole. (isso é na teoria, porque a gente sabe que com um churrasco fica ótimo!)


Premium - Mais lúpulo e malte, logo, mais forte.  Compreende a Stella Artois, Heineken, Brahma Extra e Gold. Combina com lasanha, macarrão, peru, salame e salmão.

Dortmunder Export - Mais suave, se comparada às Pilsner e são mais escuras. Abadessa e Shiner são alguns exemplos.Combina com avestruz, bolinho de bacalhau, paella, salame e salmão.

Helles - Menos lúpulo e mais malte. Original da Alemanha e compreende as marcas Weihenstephaner, Spaten e Löwenbräun. Harmoniza bem com avestruz, bolinho de bacalhau, camarão, milho cozido, paella, salame e salmão.

Um comentário:

  1. Canto da Floresta Hotel Eco Resort28 de junho de 2012 às 11:38

    Excelente receita.
    O Canto da Floresta Hotel Eco Resort terá em sua programação do mês de Julho todos os sábados degustação de cachaça e aos domingos workshop de caipirinha.
    O Hotel está situado no interior de São Paulo, entre as cidades de Amparo e Monte Alegre do Sul, vale a pena conferir e experimentar os sabores oferecidos pelo Resort.

    ResponderExcluir

Comentário a gosto.