sexta-feira, 15 de junho de 2012

Feijão no ponto

O drama da minha vida culinária era o feijão! Na verdade, ainda é um pouquinho, pois eu aprendi a fazer direito, mas não consegui abrir mão daqueles temperos prontos que vem para esta iguaria. Com estes temperos, o feijão parece ficar mais cremoso e o corpo de quem come, cheio de sódio. Mas com as medidas certas, é possível fazer um dos principais pratos da cozinha brasileira bem gostoso. Anota aí!

A quantidade de água é que define a cremosidade do feijão

Ingredientes
2 xícaras de feijão
1 litro e meio de água
2 colheres (sopa) óleo
1 pacote de tempero pronto para  feijão 
OU
1 dente de alho picado 
1/2 cebola picada
1 colher (sopa) cheia de sal
1 folha de louro

Modo de fazer

Escolha o feijão para retirar as pedrinhas e possíveis sujeiras. Deixe o feijão de molho por 20 minutos na água fria. Depois coloque-o na panela de pressão e acrescente um litro e meio de água. Deixe cozinhando em fogo médio por 40 minutos. Abra a panela e, se preferir, amasse os grãos (eu prefiro deixá-los inteiros e amassar no prato). Coloque o óleo. Adicione o tempero pronto OU o alho, cebola, louro e sal. Caso seja necessário, isto é, os grãos estiverem aparecendo, ao invés de mergulhados na água, adicione mais água até ficar com caldinho. Deixe ferver por 10 minutos e sirva.

Dicas
Há quem use a água do molho do feijão para ele cozinhar (completando com a água que falta para o um litro e meio).
Quem quer um feijão mais forte, corte bacon em cubinhos e acrescente junto com os temperos.
Você também pode fritar o alho e a cebola antes de adicioná-lo ao feijão. Eu tenho preguicinha de fazer isso. 
O feijão precisa ser guardado na geladeira. Como rende bastante, você pode congelar em potinhos para ir comendo aos poucos.
O feijão vermelho é que fica com o caldo mais grossinho.

Rendimento
8 porções bem servidas.

4 comentários:

  1. Eu, quando congelo feijão, congelo sem estar temperado! Tempero na hora que descongelo, assim parece mais fresquinho!

    ResponderExcluir
  2. ahhh, lavo bem o feijão, e deixo de molho de um dia pro outro, assim o caldo fica mais grosso...

    ResponderExcluir
  3. Assim como a Carolis, eu também deixo (quando lembro) o feijão de molho de um dia para o outro. Fica uma delíciaaaaa.

    ResponderExcluir
  4. Segundo a minha mamis (que faz o melhor feijão do mundo), se deixa o feijão de molho apenas para retirar os "gases"... o caldo grosso não está ligado ao ficar de molho... o caldo grosso tem a ver com a qualidade do feijão e tempo de cozimento... e eu não como feijão com o grão esmagado, na verdade não como feijão com grãos, só o caldo! Afff... cheia de manias...

    ResponderExcluir

Comentário a gosto.